Sobre o Córrego

A Cidade Santuário

Sagrada como Cidade Santuário em 1911, a cidade é a meta de peregrinação mais importante da região recebendo milhares de devotos anualmente em especial na Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus. Conhecida também pela excepcional beleza de suas paisagens caracterizada pelo verde de suas montanhas, esplendidas nascentes e cachoeiras, matas fechadas e belíssimas vistas panorâmicas dos vales circundantes, a cidade recebe turistas em procura de repouso e que aqui encontram um lugar onde se livrar do stress em contato com uma natureza preservada.

Os primeiros habitantes do território onde hoje está localizado o município foram os índios. Não se sabe ao certo a que tribo pertenciam e como se deu o contato entre eles e os homens civilizados, mas o certo é que a fundação do povoado ocorreu entre 1865 e 1880. Seu fundador foi Joaquim Bueno de Morais, que doou um terreno para a formação do patrimônio de uma capela. A capela foi erguida em homenagem ao Senhor Bom Jesus, cuja imagem foi esculpida em Portugal por Manoel Soares de Oliveira e pintada pelo dourador João Teixeira, em 1873.

O povoado foi elevado a distrito em 1889, com o nome de Bom Jesus do Córrego. Em 12 de dezembro de 1953, o distrito foi elevado à categoria de município, mudando seu nome para Córrego do Bom Jesus. Seu primeiro administrador foi o Intendente Municipal, o Sr. Domingos do Amaral Júnior. No dia 03 de outubro de 1954, realizou-se a primeira eleição municipal, foi eleito para Prefeito Luiz Chiaradia Canjani e Vice-Prefeito João Batista do Nascimento.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá Cidadão! 👋
Podemos ajudá-lo?